quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

O arco e a flecha (Lucia Helena dos Santos)


Vivemos imersos no mar de pensamentos de toda a humanidade – o chamado “pensamento massa”. A maior parte do tempo, você capta estes pensamentos, aceita-os, dá-lhes força (nutrindo-os com seus sentimentos) e os envia adiante. A partir daí, torna-se responsável por eles, pois contribuiu para melhorar ou piorar a qualidade do “pensamento massa”.
É um erro acreditar que os pensamentos sejam invisíveis e que se desfazem no infinito. O que você pensa fica registrado em seu corpo físico, nos móveis, nas paredes da casa, na atmosfera do seu mundo, nos relacionamentos e nos trabalhos que produz.
Você é, agora, o resultado do que pensou até hoje.
Diz um provérbio milenar: “junte Amor no pão que amassar; embrulhe Força e Coragem no pacote que amarrar para a mulher de rosto cansado; entregue Confiança no dinheiro que vai pagar ao homem de olhos desconfiados”.
Os maus pensamentos e sentimentos causam danos, tanto para o pensador como para os outros, sendo fonte de muitas doenças.
Anteriormente, só as doenças psíquicas eram ligadas a pensamentos e sentimentos imperfeitos, mas já é tempo de discernir que variadas doenças físicas nasceram de pensamentos e sentimentos descontrolados. Não só as do coração! Muitas de estômago e pele são conseqüências de pensamentos e sentimentos destrutivos.
Cada mau pensamento e sentimento nos distancia do nosso Sol Espiritual, o Cristo, a fonte da nossa vida e imunidade. Quando nos afastamos de Deus, nos tornamos campos férteis para todo tipo de doença.
O que torna um ser humano mais desenvolvido que outro é que um deles controla melhor seus pensamentos e sentimentos e os usa conscientemente.
Para você adquirir esse controle, o primeiro passo é estabelecer o observador de si mesmo. Esse vigilante silencioso logo ajudará a discernir entre seus bons e maus pensamentos.
Você descobrirá que a saúde, a convivência e tudo que nos cerca, resulta da qualidade dos nossos pensamentos e sentimentos. Só então pode deixar o papel de vítima e assumir a consciência de ser o Criador Responsável.
Esse observador pode ser visualizado, a princípio, como um olho dentro da cabeça (o terceiro olho), sentindo-o como o Olho Onividente, a Vista de Deus em si, o Pensador Perfeito.
A mente é semelhante a um aparelho de rádio e podemos selecionar as emissoras, ou seja, os tipos de pensamentos que desejamos captar. Escolhamos então a melhor emissora! A Mente de Deus!
Os grandes mestres da música, da pintura, da literatura, os maiores pensadores foram apenas pessoas que ousaram aspirar por uma perfeita sintonia com a Mente de Deus. Realizaram então obras que contribuíram e contribuem para a evolução da humanidade.
O pensamento é a flecha. O sentimento, o arco que a impulsiona. Sejamos arqueiros conscientes e, com toda concentração, miremos o único alvo de valor: a Mente de Deus.
Todas as formas velam um atributo, uma mensagem, um ensinamento. O jasmim do cabo ou Gardenia jasminoides Ellis é um ser nativo da antiga Pérsia, que traz um simbolismo, uma mensagem muito importante para cada um de nós neste momento.
Olhe para o jasmim e transforme-se nele, pois ele é pureza transmitida pela alvura de suas pétalas, que também emanam inofensividade, regeneração, paz, dignidade e elegância. Do seu centro, o jasmim exala maravilhoso perfume, que são seus pensamentos e sentimentos, abençoando toda criação, todo o exterior.
A essência floral do jasmim é obtida da seguinte forma: ao nascer do sol, colhe-se uma flor bem aberta e perfeita. Mergulha-se a flor em um litro de água pura, em vasilha de vidro transparente. Deixa-se ao sol durante todo o dia. Ao entardecer, estará pronta para ser tomada. A dosagem fica a critério da observação pessoal de cada um.
Esta essência facilita a sintonia de nossa mente com a Mente do nosso Deus interior, fonte de toda beleza, harmonia, pureza, perfeição, criatividade e iluminação. Proporciona um novo nascimento, regeneração e melhoria na auto-estima.
O nome jasmim significa “exalar a beleza e a perfeição que jaz em mim”. Sejamos jasmins e vivamos no interior do seguinte pensamento: Eu Sou o pensamento e sentimento criadores perfeitos, presentes nas mentes e corações de todos, em todos os lugares.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Declaração de amor


Quando te disse que te amava, não fui bem sucedido.
Quando te disse que estava apaixonado por ti, não fui bem entendido.
Por isso agora te digo que por ti suspiro, anseio e desejo. Deito-me a pensar em ti e acordo a sonhar contigo.
Sei que não sou perfeito, mas quem o é? Sei que não sou o teu ideal de homem, mas será que ele existe?Sei que procures alguém especial, mas nem tu sabes o que procuras! Sei é que quando sorris eu me derreto como um gelado ao sol. Sei que quando me falas eu me alimento das tuas palavras. Sei que quando estou ao teu lado me sinto capaz de tudo.
Quando te vejo triste sofro contigo mesmo sem saber porquê quando te vejo alegre sinto-me contente mesmo que não tenha razão para isso.
Por ti vou para onde fores, seja na Alemanha ou nos Açores Por ti salto dum avião e aterro num campo de silvas.
Quero-te ajudar a realizar os teus sonhos, pois os meus és tu.
Posso parecer exagerado, fora do contexto,mas a razão é não conseguir deixar de pensar em ti.
E todos os contras que possam existir para não me quereres, todos eles desaparecem se me amares.
Onde existe amor nada pode impedir a felicidade, pois esta é poder amar e ser amado.
Por ti espero,seja um mês ou um ano, pois no amor o que mais há é paciência, esperança e teimosia.
Eu amo-te do fundo do meu coração, e podes não me querer, não me amar, mas enquanto eu sentir isto não vou desesperar ou desistir.
Para ti amor, beijos carinhosos e amorosos.

Desejo é Teu Nome


Fecho-me e guardo-me!Tranco a porta do meu apartamentoJogo a chave fora e grito ao ventoMeu homem é teu nome!Que incendeia a fogueira do meu coração Me abraça de amor e paixãoMe força a senti-lo com teu jeito de menino meuFecho-me e guardo-me!Traço meu destino em teus braços e me afagoPrendo meus olhos na iris reluzente dos teus olhosE mergulho na escuridão, tentando desvendarO mistério que me faz sentir este teu brilho no olharDesejo é teu nome!Meu homem, meu menino e meu destino.Grito ao ventoMeu homem é teu nome.

Thalia -El día del amor



En un día tán grande como hoy
Tráeme flores que me hará ilusión
Si me amas tendrás que demostrar
Ser muy sério y buena posición
Que me llames siempre o hagas poesía
No es suficiente pues me tienes que invitar
A la cena trampa
Quizá un buen regalo
Un anillo de oro
Qué sé yo,
sorpréndeme
Yo te entrego algo a cambio
Algo espiritual
Un beso, algo más
Todo depende de la relación
Yo te entrego algo a cambio
Algo espiritual
Un beso, algo más
Todo depende de la relación
Tú me miras
No puedes ocultar
Como un niño mira un gran pastel
Y planeas que puede suceder
Tú y yo a solas en la habitación
Siempre es lo primero
Cumplir los acuerdos
Para hacer querido una prueba del amor
Ya está establecido
Dicen que es bien visto
Entregar lo puro aunque sea por amor
De blanco y de azul
Con rosas y azar
Confíes en mí
Este es el día del amor, auh
Siempre es lo primero
Cumplir los acuerdos
Para hacer querido una prueba del amor
Ya esta establecido
Dicen que es bien visto
Entregar lo puro aunque sea por amor
Yo te entrego algo a cambio
Algo espiritual...

Eu te quero assim...


Te quero,

te desejo,

te beijo até perder o ar.
Fazer a nossa cama naquela banheira,
Afundar, te agarrar, te lamber todinho, Pensar bobagens, fazer muita besteira.
Colocar um morango no meu umbigo, Deixar a fome envenenar tua gula afoita.
Te quero pelado, do meu lado, molhado, Implorando meu amor, meu
carinho ousado.
Te quero deitado, brincando de fazer de conta,E nem me espanta este tesão maluco, Uma explosão de desejos profanos, Beijos lambidos em lugares sagrados.
Te quero no chão, na banheira, no elevador,Te quero debaixo da mesa, vivendo de
amor.
Te quero e não divido com ninguém Desejo teu ar, sou tua vitamina, Aquela que te enfeitiça, tua mulher menina.
Aí sou safada, tarada, incansável, manhosa, Teimosa, faço charme, corro, caio... Te quero mais e mais...desmaio...

Musica do dia:


Somos assim
Edson e Hudson
Composição: (Paulinho Rezende / Paulo Debétio)
Não me vejo sem você na minha vida

Não consigo dominar essa paixão

Esse amor, de tão bonito, fez de nós

Dois amantes presos num só coração

No seu corpo tem segredos tão guardados

São mistérios que só eu sei descobrir

No meu corpo só você sabe onde estão

Os desejos que eu gosto de sentir

Nós somos assim

Como a flor e a raiz

Quando a gente está se amando

Não há nada proibido

A não ser deixar de ser muito feliz

Sem preconceito esse amor inventa

Novas formas de prazer, muito prazer

Não existe pecado entre nós

Anjo meu

Nossos corpos se procuram

Se descobrem se misturam

Nesse instante eu sou você

Você sou eu

Paciencia ...


Ah! Se vendessem paciência nas farmácias e supermercados... Muita gente iria gastar boa parte do salário nessa mercadoria tão rara hoje em dia.Por muito pouco a madame que parece uma "lady" solta palavrões e berros que lembram as antigas "trabalhadoras do cais"... E o bem comportado executivo?O "cavalheiro" se transforma numa "besta selvagem" no trânsito que ele mesmo ajuda a tumultuar...Os filhos atrapalham, os idosos incomodam, a voz da vizinha é um tormento, o jeito do chefe é demais para sua cabeça, a esposa virou uma chata, o marido uma "mala sem alça". Aquela velha amiga uma "alça sem mala", o emprego uma tortura, a escola uma chatice.O cinema se arrasta, o teatro nem pensar, até o passeio virou novela.Outro dia, vi um jovem reclamando que o banco dele pela internet estava demorando a dar o saldo, eu me lembrei da fila dos bancos e balancei a cabeça, inconformado...Vi uma moça abrindo um e-mail com um texto maravilhoso e ela deletou sem sequer ler o título, dizendo que era longo demais.Pobres de nós, meninos e meninas sem paciência, sem tempo para a vida, sem tempo para Deus.A paciência está em falta no mercado, e pelo jeito, a paciência sintética dos calmantes está cada vez mais em alta.Pergunte para alguém, que você saiba que é "ansioso demais" onde ele quer chegar?Qual é a finalidade de sua vida?Surpreenda-se com a falta de metas, com o vago de sua resposta.E você?Onde você quer chegar?Está correndo tanto para quê?Por quem?Seu coração vai agüentar?Se você morrer hoje de infarto agudo do miocárdio o mundo vai parar?A empresa que você trabalha vai acabar?As pessoas que você ama vão parar?Será que você conseguiu ler até aqui?Respire... Acalme-se...O mundo está apenas na sua primeira volta e, com certeza, no final do dia vai completar o seu giro ao redor do sol, com ou sem a sua paciência...

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Para os ...


Para meus amigos que estão...SOLTEIROSO amor é como uma borboleta. Por mais que tente pegá-la, ela fugirá. Mas quando menos esperar, ela está ali do seu lado. O amor pode te fazer feliz, mas às vezes também pode te ferir. Mas o amor será especial apenas quando você tiver o objetivo de se dar somente a um alguém que seja realmente valioso. Por isso, aproveite o tempo livre para escolher .Para meus amigos...NÃO SOLTEIROSAmor não é se envolver com a "pessoa perfeita", aquela dos nossos sonhos. Não existem príncipes nem princesas. Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos. O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.Para meus amigos que gostam de...PAQUERARNunca diga "te amo" se não te interessa. Nunca fale sobre sentimentos se estes não existem. Nunca toque numa vida, se não pretende romper um coração. Nunca olhe nos olhos de alguém, se não quiser vê-lo derramar em lágrimas por causa de ti. A COISA MAIS CRUEL QUE ALGUÉM PODE FAZER É PERMITIR QUE ALGUÉM SE APAIXONE POR VOCÊ, QUANDO VOCÊ NÃO PRETENDE FAZER O MESMO. Para meus amigos...CASADOS. O amor não te faz dizer "a culpa é", mas te faz dizer "me perdoe". Compreender o outro, tentar sentir a diferença, se colocar no seu lugar. Diz o ditado que um casal feliz é aquele feito de dois bons perdoadores. A verdadeira medida de compatibilidade não são os anos que passaram juntos; mas sim o quanto nesses anos vocês foram bons um para o outro.Para meus amigos que têm um CORAÇÃO PARTIDOUm coração assim dura o tempo que você deseje que ele dure, e ele lastimará o tempo que você permitir. Um coração partido sente saudades, imagina como seria bom, mas não permita que ele chore para sempre. Permita-se rir e conhecer outros corações. Aprenda a viver, aprenda a amar as pessoas com solidariedade, aprenda a fazer coisas boas, aprenda a ajudar os outros, aprenda a viver sua própria vida. A DOR DE UM CORAÇÃO PARTIDO É INEVITÁVEL, MAS O SOFRIMENTO É OPCIONAL!E LEMBRE-SE: É MELHOR VER ALGUÉM QUE VOCÊ AMA FELIZ COM OUTRA PESSOA, DO QUE VÊ-LA INFELIZ AO SEU LADO.Para meus amigos que são...INOCENTES.Ela(e) se apaixonou por ti, e você não teve culpa, é verdade. Mas pense que poderia ter acontecido com você. Seja sincero, mas não seja duro; não alimente esperanças, mas não seja crítico; você não precisa ser namorado(a), mas pode descobrir que ela(e) é uma ótima pessoa e pode vir a se tornar uma(um) grande amiga(o).Para meus amigos que tem MEDO DE TERMINAR.As vezes é duro terminar com alguém, e isso dói em você. Mas dói muito mais quando alguém rompe contigo, não é verdade? Mas o amor também dói muito quando ele não sabe o que você sente. Não engane tal pessoa, não seja grosso(a) e rude esperando que ela(e) adivinhe o que você quer. Não a (o) force terminar contigo, pois a melhor forma de ser respeitado é respeitando.Pra terminar ... Eterno, é tudo aquilo que dura uma fração de segundo, mas com tamanha intensidade, que se petrifica, e nenhuma força jamais o resgata.... Um dia descobrimos que beijar uma pessoa para esquecer outra, é bobagem.Você não só não esquece a outra pessoa como pensa muito mais nela... Um dia descobrimos que se apaixonar é inevitável... Um dia percebemos que as melhores provas de amor são as mais simples... Um dia percebemos que o comum não nos atrai... Um dia saberemos que ser classificado como o "bonzinho" não é bom . .Um dia perceberemos que a pessoa que nunca te liga é a que mais pensa em você... Um dia percebemos que somos muito importante para alguém, mas não damos valor a isso... Um dia percebemos como aquele amigo faz falta, mas ai já é tarde demais...Enfim... Um dia descobrimos que apesar de viver quase um século esse tempo todo não é suficiente para realizarmos todos os nossos sonhos, para dizer tudo o que tem que ser dito... O jeito é: ou nos conformamos com a falta de algumas coisas na nossa vida ou lutar para realizar todas as nossas loucuras... Quem não compreende um olhar tampouco compreenderá uma longa explicação.Mario quintana

“Você é mais que especial”

Hoje postarei uma carta muito especial que li num site e gostaria de dividi-la com voces .. vamso ler????
Eu liguei pra ele, e por incrível que pareça me atendeu… Nos falamos um pouco, eu pra variar começei a provocar ele, falei umas besteiras que ele ensistia em ouvir, depois disse que me ligaria mas naum ligou… Mandei mensagem no celular e liguei a tarde de volta, mas ele naum me retornou!!
Isso tá virando obcessão, acordo no meio da noite e fico pensando nele. Desse jeito naum dá, eu preciso tomar uma providência quanto este assunto e tirar ele da minha vida.
Hoje… recebi um e-mail dele que falava de Amigos especiais… Muito especiais!!!
Olha só um trechinho do e-mail, mas que eu fiquei babando e criando ilusões na minha cabeça:
…tudo isso foi só pra lhe dizer, que você é muito importante pra mim, seja no meu dia a dia, na minha vida, ou no meu circulo de amizades…" Pronto já foi um motivo pra eu ligar pra ele, e liguei 2 vezes, mas nenhuma ele pode falar, nem almoçar eu fui achando que ele poderia passar daqui, pra gente conversar… estou até agora esperando ele me ligar…
e com certeza mais um dia eu vou fk na expectativa de uma ligação de dele… Não posso mais viver assim, preciso tirar ele do meu coração!!!
Hoje dia 27/11/2007 - mandei este -email pra ele!!!
LindoOo… Para de fugir de mim…
Ontem eu fiz uma retrospectiva da minha vida… Estava arrumando as gavetas e encontrei as cartas q recebi de vc…Faz tempo néh. Mas foi divertido lembrar do passado! De qdo ficávamos com os nossos amigos enfrente ao sorvetão nove, achava q vc estava de paquera com a Bia, pq v6s conversavam mto… Eu empurrando ela pra vc… Até q um dia ela me disse… Pára de me empurrar para ele… È de vc que ele ta a fim…Naum acreditei na hora, mas depois descobri quem me enviava as cartas era vc!!!Lembrei do nosso primeiro encontro na Abasc perto do lago onde vc me pediu em namoro. De qdo combinávamos de nos encontrar à noite no sorvetão, depois íamos pra alguma daquelas ruas escuras pra namorar. Como vc era diferente… Das palavras doce que me falava, dos abraços apertados, de todo seu carinho!Isso td durou simplesmente quase três meses. Quando resolvemos dar um tempo…Depois disso eu sofri mto esperando vc voltar, mas nunca voltou…Em abril no churrasco de aniversário da Vi, lá na abasc mesmo, tivemos outra recaída e ficamos juntos novamente, apesar de me encher de esperança, foi a ultima vez…
Depois de tantos anos…
O nosso reencontro!Os olhares e o inesperado acontece…Duas pessoas, sem que pudessem evitar a atração recíproca, mas cientes da inconveniência de se aproximarem!E aí estávamos nós, sem almejar nada além do presente.Por mais que eu evite não tem jeito, você tem um poder que me domina. Você sabe o quanto te quero e te desejo. Seu corpo, seu olhar, sua boca, seu sorriso, que me seduz e me fascina.Quero cometer loucuras e sentir a emoção envolvida pelo perigo,Desejo você loucamente dentro de mim, quero ser todinha sua, sentir seus lábios, tocando minha pele, suas mãos passeando e percorrendo todo meu corpo, me fazendo gemer de prazer… Estou a tua espera, quero sentir cada vez mais você dentro de mim…Quero te encher de prazer, deslizar minha língua em todo seu corpo, chupando beem gostoso, te lambuzando todinho te levando a loucura. Quero que você sinta todo meu calor, estou morrendo de desejo… Que vontade de colocar tudo isso em prática. Dou tudo que você quiser. Abraços apertados, beijos intermináveis, arrepios surpreendentes, momentos inesquecíveis… Quero te sentir de novo nem se for para ser a última vez.Um beeeijoOo bem gostoso na sua boca!!!

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Nada é por acaso!!!!




Ninguém conhece alguém por acaso... Nada nesta vida acontece por acaso. Ninguém chega até nós por um simples acaso. Existe um dito popular muito sábio que diz: "As pessoas não se encontram por acaso, nem permanecem em nossa vida por causa desse simples acaso".Falamos sobre o destino de cada um: Passamos por momentos de plena felicidade em nossa vida. Momentos estes que nos marcam de uma forma surpreendente, e nos transformam, nos comovem, nos ensinam e muitas vezes, nos machucam profundamente.As pessoas que entram em nossa vida, sempre entram por alguma razão, algum propósito. Elas nos encontram ou nós as encontramos meio que sem querer, não há programação da hora em que encontraremos estas pessoas.Assim, tudo o que podemos pensar é que existe um destino, em que cada um encontra aquilo que é importante para si mesmo. Ainda que a pessoa que entrou em nossa vida, aparentemente, não nos ofereça nada, mas ela não entrou por acaso, não está passando por nós apenas por passar. O universo inteiro conspira para que as pessoas se encontrem e resgatem algo com as outras. Discutir o que cada um nos trará, não nos mostrará nada, e ainda nos fará perder tempo demais desperdiçando a oportunidade de conhecer a alma dessas pessoas.Conhecer a alma significa conhecer o que as pessoas sentem, o que elas realmente desejam de nós, ou o que elas buscam no mundo, pois só assim é que poderemos tê-las por inteiro em nossa vida. A amizade é algo que importa muito na vida do ser humano, sem esse vínculo nós não teremos harmonia e nem paz. Precisamos de amigos para nos ensinar, compartilhar, nos conduzir, nos alegrar e também para cumprirmos nossa maior missão na terra: "Amar aopróximo como a si mesmo". E para que isso aconteça, é preciso que nos aceitemos em primeiro lugar, e depois olhemos para o próximo e enxerguemos o nosso reflexo. Essas pessoas entram na nossa vida, às vezes de maneira tão estranha, que nos intrigam até.Mas cada uma delas é especial, mesmo que o momento seja breve, com certeza elas nos deixarão alguma coisa.Observe a sua vida, comece a recordar todas as pessoas que já passaram por você, e o que cada uma deixou. Você estará buscando a sua própria identidade, que foi sendo construída aos poucos, de momentos que aconteceram na sua vida, e que até hoje interferem em seu caminho.Quando sentir que alguém não lhe agrada, dê uma segunda chance de conhecê-lo melhor, você poderá ter muitas surpresas cedendo mais uma oportunidade.Quando sentir que alguém é especial para você, diga a ele o que sente, e terá feito um momento de felicidade na vida de alguém. Não deixe para fazer as coisas amanhã, poderá ser tarde demais. Faça hoje tudo o que tiver vontade. Abrace o seu amigo, os seus irmãos, os seus filhos. Dê um sorriso para todos, até ao seu inimigo. Se estiver amando, ame pra valer, viva cada minuto deste amor, sem medir esforços. Seja alegre todas a manhãs, mesmo que o dia não prometa nada de novo. Planeje o seu destino! Sopre aos ventos os seus sonhos, eles irão se espalhar pelos ares e voltar a você em forma de realidade.Preste bastante atenção em todas as pessoas, elas poderão estar trazendo a sua tão esperada FELICIDADE!. http://youtube.com/watch?v=vSSoMw3R-E8

sábado, 2 de fevereiro de 2008

BOM AMIGOS ESPERO QUE TENHAM GOSTADO DESTES TEXTOS QUE PESQUISEI, E MAIS ESPERO QUE AO LE-LOS TENHAMOS APRENDIDO COMO É IMPORTANTE SE TER E PASSAR MOTIVAÇÃO PRAS PESSOAS A QUAL ESTAMOS, CONVIVEMOS E ATE NOS LOCAIS DE TRABALHO OU AS QUAIS FREQUENTAMOS...
NO MAIS MEU MUITO OBRIGADO E ESPERO VE-LOS NA NOSSA PROXIMA POSTAGEM..
COMENTEM , MANDEM SCRAPS, OPINEM A FINAL O ESPAÇO AQUI E TOTALMENTE NOSSO....

ANTES DE FINALIZAR .. EM NOME DE TODA EQUIPE DAQUI DO: " MANUAL PRATICO PARA A FELICIDADE" DESEJAMOS A TODOS VOCÊS UM EXCELENTE FINAL DE SEMANA E UM OTIMOOOOOOOOOOOOOOOOOOO CARNAVAL....
BEIJOS..LYONARDY

A TAREFA DO ADMINISTRADOR



A tarefa do administrador, no que diz respeito à motivação, tem sido descrita como sendo a de criar condições para que as pessoas trabalhem motivadas.
Não é fácil essa tarefa pois o comportamento humano é extremamente complexo, devido às diferenças individuais e devido ao fato de as pessoas mudarem continuamente.
Há, contudo, concordância sobre uma série de fatores aos quais a maioria das pessoas reage favoravelmente.
Para uma grande maioria das pessoas, a possibilidade de melhor remuneração constitui um forte incentivo.
O incentivo financeiro mais adotado é, sem dúvida, a possibilidade de aumentos progressivos dentro de uma mesma carreira.
Uma grande parte das pessoas também é capaz de dedicar um esforço considerável para conquistar posições dentro da empresa onde atua.
Outra fonte de satisfação para muitas pessoas é o desafio. Superar metas ou outros departamentos pode ser um forte incentivo para muitas pessoas.
As condições de trabalho, tais como ambiente aprazível, boas instalações, bom refeitório, preocupação com segurança, influem para tornar as pessoas mais produtivas.
As pessoas se empenham verdadeiramente se sentem que estão desenvolvendo um trabalho realmente útil, interessante, e têm oportunidade de opinar e participar das decisões..
Além do trabalho interessante, todo indivíduo deseja progredir, tornar-se mais experiente e, sobretudo, ser reconhecidos como bom profissional.

A ADMINISTRAÇÃO "HIGIÊNICA"



Algumas administrações têm procurado proporcionar boas condições de trabalho, bons salários, benefícios adicionais, uma supervisão decente e justa.
Esta administração baseia-se na suposição de que as pessoas gostam de trabalhar ( Teoria Y, de Douglas MacGregor ), que boas condições de trabalho, boas supervisão, benefícios elevados, produz pessoas satisfeitas, e que, empregados satisfeitos trabalham mais duramente.
A única dificuldade com essa suposição é o por isso.
Visto que todos compartilham igualmente estes benefícios, não há recompensa pelo bom trabalho e incentivo ao aumento da produtividade.
Quer isto dizer que tentar fazer da empresa um lugar melhor para se trabalhar é perda de dinheiro?
Naturalmente não. Adequadamente apresentados, tais cuidados fortalecem a reputação da empresa na comunidade e atraem os melhores talentos.
Também ajudam a reduzir a mobilidade no emprego, serve como redutor de tensão nas relações de trabalho e, indiretamente contribui para o aumento da produtividade.

INDUZINDO AS PESSOAS A TRABALHAR



Um dos problemas básicos em qualquer organização é como induzir as pessoas a trabalhar.
No mundo contemporâneo não é uma tarefa fácil, visto que a maioria das pessoas obtêm poucas satisfação em seus empregos.
Nas grandes organizações, as pessoas devem trabalhar cumprindo ordens que podem não entender nem aprovar, e obedecer instruções de superiores que não ajudaram a escolher.
Poucos têm a oportunidade de realização pessoal, de auto-expressão, ou a liberdade de controle.
Como então se pode induzir pessoas que trabalham em condições tão maçantes, com tão pouca liberdade para tomar decisões, a serem produtivas?
A forma mais tradicional, e a que parece ser mais fácil de ser aplicada, é aquela que dá ênfase à autoridade.
Em sua forma nua e crua, este método induz a pessoa a trabalhar sob a ameaça de ser despedida se não o fizer.
Naturalmente, na base desta abordagem está a suposição de que ganhar dinheiro é a única razão que leva as pessoas ao trabalho e que, portanto, é necessário mantê-las sob a contínua ameaça da perda do emprego.
Esta abordagem supõe ainda que, como as pessoas não gostam de trabalhar (Teoria X , de Douglas MacGregor ), é necessária uma supervisão rígida.
A administração deve dizer, a cada trabalhador, exatamente o que ele deverá fazer a cada instante.
Freqüentemente são promulgadas regras apenas para mostrar "quem é o chefe aqui".
Mas quando sujeitos à demasiada pressão, as pessoas reagem. Quando podem, lutam através do sindicato. Quando não, engajam-se em trabalho mais vagaroso, em sabotagem, em uma guerra de nervos não declarada
Como não há incentivo para fazer mais do que o mínimo, a tentativa é fazer, impunemente, o menos possível, e fazer a administração parecer tôla.
Naturalmente a administração reage, decidindo que as pessoas devem ser vigiadas e punidas, para que produzam satisfatoriamente.
Esta abordagem funcionou bem durante muito tempo. Em anos recentes, porém, as pessoas têm começado a esperar de seus empregos, satisfações, em torno e através do trabalho.
Isto porque, nos últimos anos, assistimos uma revolução na maneira como as pessoas são educadas.
A liberdade e a auto-expressão são encorajadas em casa; as escolas dão ênfase à discussão e à expressão individual.
Em conseqüência, o jovem de hoje encontra dificuldade em aceitar a liderança autocrática, e o esquema prescritivo e policialesco de trabalho.

MOTIVAÇÃO ( V )



Motivação é definida como uma tendência para a ação, provocada por uma necessidade.
Um motivador nada mais é que uma necessidade não atendida.
Entretanto, muitas vezes, aquilo que satisfaz a necessidade, é confundida, erroneamente, como a necessidade.
A água, por exemplo, é confundido com a necessidade, sede.
Refletindo-se sobre o assunto, percebe-se que a água não é de forma alguma a necessidade e sim, o fator de satisfação da necessidade sede.
Uma pessoa que não esteja com sede, de forma nenhuma será motivada pela água.
Da mesma forma, a comida. Não pode ser confundida com a necessidade. A necessidade é a fome.
Uma pessoa que esteja saciada, não será motivada pela comida.
Igualmente o reconhecimento. O reconhecimento não é a necessidade. A necessidade é o afeto.
A necessidade de afeto é que induz a o indivíduo a buscar afiliação, estima.
É a necessidade de afeto que motiva um indivíduo e não o reconhecimento.
Estes erros de percepção tem levado a muitos falsos juízos no tocante á motivação das pessoas nas organizações.

MOTIVAÇÃO ( IV )



Em suma:
- Somente as necessidades são os motivadores do comportamento humano.
- As necessidades são intrínsecas ao indivíduo.
- Não se pode colocar necessidades nas pessoas.
- Portanto não se pode motivar as pessoas.
- O que se pode fazer é facilitar ou dificultar a satisfação das necessidades dos indivíduos.
- O homem saudável é motivado principalmente pela sua necessidade de se desenvolver e se realizar como pessoa.
- A principal função de qualquer organização deve ser atender a necessidade humana de uma existência provida de sentido.
Se as pessoas forem capazes de atender suas necessidades elas gostarão de seu trabalho.
Se não houver esta possibilidade as pessoas se sentirão privadas e seu comportamento será desmotivado.

MOTIVAÇÃO ( III )



Aparentemente, funcionamos melhor quando estamos lutando por alguma coisa que necessitamos.
Para Herzberg, entretanto, isto depende também do ambiente em que estivermos atuando.
Concluiu que existem fatores que, se presentes, nos causam motivação, e que existem fatores que, se presentes, nos causam insatisfação.
Exemplo de fatores que, se presentes, nos causam motivação: possibilidade de crescimento pessoal, importância do trabalho, reconhecimento pelo trabalho.
Exemplo de fatores que, se presentes, nos causam insatisfação: falta de boas condições de trabalho, bons salários, boas relações interpessoais.
Entretanto, Herzberg concluiu também que quando estes fatores estão presentes ( boas condições de trabalho, bons salários, boas relações interpessoais ) não ficamos motivados, porque consideramos estes fatores obrigatórios em qualquer ambiente.
Por isso, Hezberg chamou estes fatores de "fatores higiênicos".
E ele chamou os primeiros fatores ( possibilidade de crescimento pessoal, importância do trabalho, reconhecimento do trabalho ) de fatores motivacionais.
Desta forma, Herzberg concluiu que maximizar a motivação das pessoas e minimizar a insatisfação, são processos diferentes.
E que, portanto, é necessário, em primeiro lugar, eliminar os fatores que causam insatisfação nas pessoas para, depois, dar ênfase nos fatores que motivam.

MOTIVAÇÃO ( II )


Uma das teorias mais citadas é a teoria da "hierarquia das necessidades" formulada por Abraham Maslow.
As necessidades básicas, identificadas por Maslow, como fatores causadores de motivação são bastante aceitas, embora os aspectos hierárquicos dessas necessidades sejam questionáveis.
Segundo Maslow, as necessidades humanas básicas, em ordem hierárquica, são as seguintes:
1. Necessidades fisiológicas: São necessidades básicas para a sustentação da própria vida, tais como comida, abrigo, sono, sexo.
Segundo Maslow, enquanto estas necessidades não estiverem satisfeitas, outras necessidades não poderiam motivar as pessoas.
2.Necessidades de segurança: São necessidades de estar livre do perigo físico e do medo da perda do emprego, do abrigo, da sustentabilidade, etc.
3. Necessidades de afiliação ou aceitação: Por serem seres sociais, as pessoas têm necessidade de se sentirem aceitas, pertencentes a um grupo.
4. Necessidades de estima: Uma vez satisfeita a necessidade de afiliação, as pessoas passam a sentir necessidade de serem estimadas, respeitadas pelos outros. Passam a sentir necessidade de poder, prestígio, status, etc.
5. Necessidade de auto-realização: Segundo Maslow, esta é a mais alta necessidade em sua hierarquia. É o desejo de tornar-se aquilo que a pessoa é capaz de ser - maximizar seu potencial, realizar tudo que seja possível.
Não é necessário que uma necessidade esteja 100% satisfeita para surgir a seguinte. Na realidade, a maioria das pessoas normais está parcialmente satisfeita e parcialmente insatisfeita em todas as suas necessidades básicas.


Motivação não é algo que possa ser diretamente observado. Inferimos a existência da motivação observando o comportamento dos indivíduos.
Um comportamento motivado se caracteriza pela energia nele contida e está sempre dirigido para o atingimento de uma meta ou a realização de um objetivo.
Motivo pode ser definido como "algo interno que leva o indivíduo a manter um comportamento orientado para um objetivo".
Alguns motivos, como a fome, a sede, o sexo, etc., são considerados não aprendidos, isto é, naturais da espécie.
Apesar de serem independentes da aprendizagem para seu aparecimento, sabe-se que os motivos naturais podem ser influenciados por incentivos externos.
Incentivo é um objeto ou condição externa que estimula o aparecimento do comportamento motivado.
Outros motivos são basicamente aprendidos. Aprendemos, por exemplo a desejar a aprovação social, a almejar dinheiro, a desejar afiliação.
A identificação de um motivo auxilia na compreensão do comportamento humano.
Por exemplo, o chamado motivo de afiliação é que leva um indivíduo a participar de um grupo esportivo, de um clube de pais e mestres, de um movimento político.
Também é necessário considerar que um comportamento motivado pode ser resultado de vários motivos atuando ao mesmo tempo.
Assim, ao procurar desempenhar-se bem no exercício da profissão, um indivíduo pode estar motivado pela necessidade de dinheiro, de aprovação social, e de afiliação.


ENTAO BASEADOS NESTES TEXTOS APRENDEMOS QUE MOTIVAÇÃO É:

HABILIDADES GERENCIAIS



O que os gerentes podem fazer para criar condições para as pessoas trabalharem mais motivadas:
Reconhecer e valorizar suas realizações
Confiar e delegar responsabilidades adequadamente
Definir as metas claramente
Desenvolver estilo de gerência flexível
Envolver as pessoas nas definições dos processos produtivos
Saber dar, e receber, "feedback"
Ser receptivo à sugestões
Conhecer o potencial e as limitações das pessoas
Ser tolerante e paciente com as limitações das pessoas
Procurar desenvolver continuamente as pessoas
Estabelecer relacionamento aberto e franco
Usar linguagem adaptada ao nível das pessoas e às ocasiões.
Preocupar-se sinceramente com as pessoas

SALÁRIO X MOTIVAÇÃO



Um bom salário, por si só, não vai causar motivação, mas a falta dele, é um forte elemento de desmotivação.
Dinheiro pode não ser tudo, mas pesa muito para dar sustentação aos outros fatores de motivação.
O dinheiro está associado à satisfação das necessidades básicas como comer, vestir, morar, etc.

MOTIVAÇÃO NAS EMPRESAS


A verdadeira motivação só é efetivamente conseguida, quando os colaboradores conseguem realizar suas necessidades e seus objetivos de vida, dentro e através da própria empresa.
A motivação só e possível em ambientes em que confiança e a lealdade estejam no centro das relações da empresa. Onde prevaleça a ética e o respeito mútuo entre as pessoas. Onde haja esforço contínuo para compatibilizar objetivos pessoais com os objetivos empresariais.
A motivação plena só é atingível na medida em que não existam medos de qualquer natureza na organização.
Este é um aspecto extremamente importante em tempos de mudanças aceleradas, tempos em que inúmeras ameaças afloram.
Isto exige da alta administração esforço consciente e intenso para que decisões de "sobrevivência" não destruam o ambiente e as relações entre a empresa e os colaboradores.
Caso contrário, compromete-se irremediavelmente o potencial de contribuição das pessoas, principal patrimônio das empresas em tempos de desafios, novas tecnologias e competição.
Não se constrói nada duradouro sem a integração da inteligência e das motivações, sem a contribuição criativa e solidária das pessoas

DINHEIRO E MOTIVAÇÃO


Muitos administradores tendem a colocar o dinheiro no topo da escala de motivadores.
Já os cientistas da escola comportamentalista tendem a colocá-lo nos últimos níveis dessa escala.
Nenhum dos pontos de vista talvez esteja certo.
Em primeiro lugar porque, o dinheiro, como tal, tende a ser mais importante para os jovens, principalmente para aqueles que estão constituindo família, e ainda têm muitas necessidades não atendidas.
Para as pessoas que já atingiram seus objetivos de vida, no sentido de suas necessidades, o dinheiro talvez já não seja assim tão importante.
O dinheiro é um instrumento imediato para a obtenção de um padrão "mínimo" de vida, embora este padrão tenda a se elevar à medida que a pessoa fica mais rica.
Por exemplo, uma pessoa que antes se satisfazia com uma casa pequena e um automóvel simples, pode agora querer uma casa maior e um automóvel de luxo.
Entretanto, não podemos generalizar sequer nestes termos. Para algumas pessoas, o dinheiro sempre será da máxima importância, enquanto para outras talvez jamais o seja.

DINHEIRO E MOTIVAÇÃO


Muitos administradores tendem a colocar o dinheiro no topo da escala de motivadores.
Já os cientistas da escola comportamentalista tendem a colocá-lo nos últimos níveis dessa escala.
Nenhum dos pontos de vista talvez esteja certo.
Em primeiro lugar porque, o dinheiro, como tal, tende a ser mais importante para os jovens, principalmente para aqueles que estão constituindo família, e ainda têm muitas necessidades não atendidas.
Para as pessoas que já atingiram seus objetivos de vida, no sentido de suas necessidades, o dinheiro talvez já não seja assim tão importante.
O dinheiro é um instrumento imediato para a obtenção de um padrão "mínimo" de vida, embora este padrão tenda a se elevar à medida que a pessoa fica mais rica.
Por exemplo, uma pessoa que antes se satisfazia com uma casa pequena e um automóvel simples, pode agora querer uma casa maior e um automóvel de luxo.
Entretanto, não podemos generalizar sequer nestes termos. Para algumas pessoas, o dinheiro sempre será da máxima importância, enquanto para outras talvez jamais o seja.

PARE DE PROCURAR CULPADOS



Dificilmente encontraremos algo tão prejudicial à conquista de uma vida feliz quanto a nossa tendência de procurar culpados para nossas desventuras e buscar desculpas para justificar nossas desventuras.
Se não somos felizes, a culpa é dos outros, dos governantes, da falta de recursos.
Se não progredimos, é por causa da falta de oportunidades, da falta de instrução, da falta de apoio.
O resultado dessa atitude é a acomodação e o bloqueio de qualquer oportunidade de melhoria.

CONSTRUINDO SEU FUTRO


- Definir seu objetivo de vida é essencial para que você consiga criar seu futuro.
- Depois, fazer boas escolhas, é a coisa mais importante que você precisa para criar o futuro desejado.
- Se você não cria seu futuro, alguém vai criá-lo para você. E talvez você não goste desse futuro.
- Visualizar o futuro pode ser uma forma de melhorar o presente.
- Você é um viajante pelo tempo criando seu futuro.
- O condutor de sua nave nesta viagem pelo tempo é você mesmo.

SE VOCÊ QUISER CRESCER



"O destino destina, e eu faço o resto."
"Caminhante, não há caminho; o caminho se faz ao andar."
"Vem vamos embora..., quem sabe faz a hora, não espera acontecer..."
"Se você não gosta do que está recebendo, preste atenção no que está emitindo."
"Se você continuar fazendo o que sempre fez, continuará obtendo o que sempre obteve."
"Para entender o que acontece com você, é necessário perceber as crenças que estão regulando sua vida."
"É preciso reconhecer as crenças que estão governando sua vida e mudá-las."
"Sinto muito, mas é assim que eu sou... Sempre fui assim... Não vou mudar agora..." é um lema fácil e um auto-engano a que você pode recorrer se não quiser crescer.
"O homem é, não o centro estático do mundo - como ele se julgou muito tempo - mas o eixo e flecha da evolução.
"Já que não podemos ser Deus, podemos querer ser o melhor de sua criação".

COMO CRIAR CONDIÇÕES PARA A MOTIVAÇÃO



- Identificar as necessidades e anseios das pessoas
- Buscar o trabalho que mais atrai a pessoa
- Reconhecer o bom desempenho
- Facilitar o desenvolvimento da pessoa
- Projetar o trabalho de modo a torná-lo atraente
- Adotar um sistema de recompensas ligado ao desempenho
- Garantir meios para o "feedback" positivo
- Aperfeiçoar continuamente as práticas gerenciais

TIPOS DE MOTIVAÇÃO



De um modo geral, as pessoas são levadas á ação, pelos seguintes fatores:
1. Fatores externos: Um pai diz ao filho que ele precisa tirar boas notas na escola, um garoto faz algo que sua mãe mandou, um funcionário "obedece ao chefe.".
2. Pressão social: Noventa por cento das pessoas trabalha porque a sociedade espera que ela trabalhe. Muitas pessoas desejam casar porque a sociedade espera isso delas, um funcionário procura progredir na empresa porque é isso que se espera dele.
3. Fatores internos: Ocasionalmente encontramos pessoas que agem por conta própria. São pessoas auto motivadas que agem em função do que julgam bom para elas e para o bem comum.
São pessoas que agem, não por terem sido mandadas, ar, nem por terem sido pressionadas pelas expectativas das pessoas que a rodeiam, mas por consciência da conveniência de atingir objetivos fixados por elas próprias e pelo desejo de desfrutar dos frutos de suas realizações.

O QUE MOTIVA AS PESSOAS


- Reconhecimento
- Ser tratado como pessoa
- Ser tratado de modo justo
- Ser ouvido
- Desafios
- Novas oportunidades
- Orgulho do próprio trabalho
- Condições de trabalho adequadas
Sensação de ser útil
Ser aceito como é

FATORES CAUSADORES DE SATISFAÇÃO



- Responsabilidade
- Possibilidade de auto-determinação
- Possibilidade de realização
- Oportunidade para criar
- Liberdade para errar
- Possibilidade de crescimento pessoal
- Estar "por dentro das coisas"
- Estar sendo aceito

O QUE É A MOTIVAÇÃO



O QUE É A MOTIVAÇÃO

Pode-se dizer que não se consegue motivar as pessoas, e que, paradoxalmente, é fácil desmotivá-las.
Por isso, a preocupação constante deve ser prevenir situações que possam desmotivar as pessoas.
Ninguém pode motivar ninguém! A motivação vem das necessidades internas de cada indivíduo e não de nossa vontade.
Gostamos de atribuir aos outros, objetivos que são nossos e não da pessoa.
É fácil perceber quando as pessoas estão atribuindo a outras, objetivos que na realidade são delas mesmas.
É necessário entender que as necessidades e desejos das pessoas levam sua marca e que não podemos mudá-las segundo nossa vontade.
Não se pode moldar as pessoas segundo planos que estejam fora delas mesmas.
Por isso, é importante conhecer, identificar as necessidades e anseios das pessoas e compatibilizá-los com sua atuação frente a vida.
Ademais, motivação é um fenômeno contínuo, nunca definitivamente resolvido para cada indivíduo.
Cada momento motivacional é único para cada pessoa.

A MOTIVAÇÃO



Ola amigos tudo bem???? hoje no nosso: Manual pratico para a felicidade" vamos discutir sobre um assunto que aflinge muitas pessoas..

Será que voces ja adivinharam .. não?? vamos falar hoje sobre a motivação .. sentimento que muitas pessoas hoje em dia sofrem...

ai eu te pergunto, voce ja começou o ano de 2008 totalmente motivado?? .. voce é uma pessoa assim?? se sua resposta for não.. hoje vamos estudar um pouqinho sobre esse sentimento ( se assim posso dizer), o sentimento da motivação ou de ser motivado a fazer algo ou ate ,mesmo como agir com todos e em todos os lugares..

venham comigo , e vamos viajar nestes textos que pesquisei com carinho... e lembrando que aqui no nosso blogg voce participa....

Sabe como?? comentando o que achou deste estudo .. porque com sua opinião melhoraremos muito e muito mais o nosso blogg ... boa viajem...

por: Lyonardy Shimizu Sayto.....

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Que musica linda!!!!



Ivete Sangalo - Completo Ivete Sangalo / Gigi
É tão bom ter alguém por perto
Pra você se sentir completo
Ter a mão que te leva pro futuro
Vislumbrando horizontes seguros...
É tão bom viajarmos juntos
E viver aproveitando tudo
Amanhã vai ser melhor que hoje
Novos sonhos ao amanhecer...
Imagino milhões de sorrisos
Cada um com seu jeito de ser
Mas ligados ao mesmo destino
Um amor feito eu e você...
O céu e o mar
A lua e a estrela
O branco e o preto
Tudo se completa de algum jeito
Homem mulher,
A faca e o queijo
O incerto e o perfeito
Tudo se completa de algum jeito...

DISCURSO DE NIZAN GUANAES


Dizem que conselho só se dá a quem pede.E, se vocês me convidaram para paraninfo, estou tentado a acreditar que tenho sua licença para dar alguns.Portanto, apesar da minha pouca autoridade para dar conselhos a quem quer que seja, aqui vão alguns, que julgo valiosos.Não paute sua vida nem sua carreira pelo dinheiro.Ame seu ofício com todo o coração.Persiga fazer o melhor.Seja fascinado pelo realizar, que o dinheiro virá como conseqüência.Quem pensa só em dinheiro não consegue sequer ser nem um grande bandido, nem um grande canalha.Napoleão não invadiu a Europa por dinheiro.Hitler não matou 6 milhões de judeus por dinheiro.Michelangelo não passou 16 anos pintando a Capela Sistina por dinheiro.E, geralmente, os que só pensam nele não o ganham. Porque são incapazes de sonhar.
E tudo que fica pronto na vida foi antes construído na alma.A propósito disso, lembro-me de uma passagem extraordinária que descreve o diálogo entre uma freira americana cuidando de leprosos no Pacífico e um milionário texano.O milionário, vendo-a tratar daqueles leprosos, disse: "Freira, eu não faria isso por dinheiro nenhum no mundo".
E ela responde: "Eu também não, filho".Não estou fazendo com isso nenhuma apologia à pobreza, muito pelo contrário.Digo apenas que pensar e realizar tem trazido mais fortuna do que pensar em fortuna.Meu segundo conselho: pense no seu país.Porque, principalmente hoje, pensar em todos é a melhor maneira de pensar em si. Afinal, é difícil viver numa nação onde a maioria morre de fome e a minoria morre de medo. O caos político gera uma queda de padrão de vida generalizada. Os pobres vivem como bichos e uma elite brega, sem cultura e sem refinamento, não chega a viver como homem. Roubam, mas vivem uma vida digna de Odorico Paraguassu.Meu terceiro conselho vem diretamente da Bíblia: "Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito".É exatamente isso que está escrito na carta de Laudicéia: seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito. É preferível o erro à omissão; o fracasso, ao tédio; o escândalo, ao vazio. Porque já vi grandes livros e filmes sobre a tristeza, a tragédia, o fracasso. Mas ninguém narra o ócio, a acomodação, o não fazer, o remanso.Colabore com seu biógrafo: faça, erre, tente, falhe, lute. Mas, por favor, não jogue fora, se acomodando, a extraordinária oportunidade de ter vivido.Tenho consciência que cada homem foi feito para fazer história. Que todo homem é um milagre e traz em si uma evolução. Que é mais do que sexo ou dinheiro. Você foi criado para construir pirâmides e versos, descobrir continentes e mundos, caminhando sempre com um saco de interrogações na mão e uma caixa de possibilidades na outra.Não use Rider: não dê férias a seus pés. Não se sente e passe a ser analista da vida alheia, espectador do mundo, comentarista do cotidiano, dessas pessoas que vivem a dizer: "Eu não disse? Eu sabia!"Toda família tem um tio batalhador e bem de vida que, durante o almoço de domingo, tem que agüentar aquele outro tio muito inteligente e fracassado contar tudo o que faria, se fizesse alguma coisa.Chega dos poetas não publicados. Empresários de mesa de bar. Pessoas que fazem coisas fantásticas toda sexta à noite, todo sábado e domingo, mas que na segunda não sabem concretizar o que falam. Porque não sabem ansiar, não sabem perder a pose, não sabem recomeçar. Porque não sabem trabalhar. Eu digo: trabalhem, trabalhem, trabalhem. Das 8 às 12, das 12 às 8, e mais, se for preciso. Trabalho não mata. Ocupa o tempo. Evita o ócio, que é a morada do demônio, e constrói prodígios.O Brasil, este país de malandros e espertos, da vantagem em tudo, tem muito que aprender com aqueles trouxas dos japoneses. Porque aqueles trouxas que trabalham de sol a sol construíram, em menos de 50 anos, a 2ª maior megapotência do planeta, enquanto nós, os espertos, construímos uma das maiores impotências do trabalho.Trabalhe! Muitos de seus colegas dirão que você está perdendo sua vida, porque você vai trabalhar enquanto eles veraneiam. Porque você vai trabalhar, enquanto eles vão ao mesmo bar da semana anterior, conversar as mesmas conversas; mas o tempo, que é mesmo o senhor da razão, vai bendizer o fruto do seu esforço, e só o trabalho lhe leva a conhecer pessoas e mundos que os acomodados não conhecerão. E isso se chama "sucesso".

E UM DIA VOCÊ APRENDE QUE...


Depois de algum tempo você aprende a sutil diferençaentre segurar uma mão e acorrentar uma alma,E você aprende que amar não significa apoiar-see companhia não quer sempre dizer segurança,E você começa a aprender que beijos não são contratose presentes não são promessas.E você começa a aceitar suas derrotas com sua cabeça erguida e seus olhos adiante,com a graça de adulto, não a tristeza de uma criança,E você aprende a construir todas as estradas hojeporque o terreno de amanhã é demasiado incerto para planos,e futuro tem costume de cair em meio do vôo.
E depois de um tempo você aprendeque até mesmo a luz do sol queima se você ficar exposto por muito tempo.
Então você planta seu próprio jardim e enfeita sua própria alma,ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que você realmente pode resistir...que você realmente é forte e que você realmente tem valor
E você aprende e aprende...com cada adeus, você aprende.
O TEXTO ORIGINAL, EM INGLÊS After A While
Author: Veronica A. Shoffstall (1971)
After a while, you learn the subtle difference Between holding a hand and chaining a soul, And you learn that love doesn't mean leaning And company doesn't mean security, And you begin to learn that kisses aren't contracts And presents aren’t promises. And you begin to accept your defeats With your head up and your eyes open, With the grace of an adult, not the grief of a child, And learn to build all your roads on today Because tomorrow's ground is too uncertain for plans, And futures have a way of falling down in mid-flight. And after a while, you learn That even sunshine burns if you get too much. So you plant your own garden and decorate your own soul,Instead of waiting for someone to bring you flowers. And you learn that you really can endure . . . That you really are strong And you really do have worth And you learn and learn . . . With every goodbye, you learn.

E UM DIA VOCÊ APRENDE QUE...


Depois de algum tempo você aprende a sutil diferençaentre segurar uma mão e acorrentar uma alma,E você aprende que amar não significa apoiar-see companhia não quer sempre dizer segurança,E você começa a aprender que beijos não são contratose presentes não são promessas.E você começa a aceitar suas derrotas com sua cabeça erguida e seus olhos adiante,com a graça de adulto, não a tristeza de uma criança,E você aprende a construir todas as estradas hojeporque o terreno de amanhã é demasiado incerto para planos,e futuro tem costume de cair em meio do vôo.
E depois de um tempo você aprendeque até mesmo a luz do sol queima se você ficar exposto por muito tempo.
Então você planta seu próprio jardim e enfeita sua própria alma,ao invés de esperar que alguém lhe traga flores.
E você aprende que você realmente pode resistir...que você realmente é forte e que você realmente tem valor
E você aprende e aprende...com cada adeus, você aprende.
O TEXTO ORIGINAL, EM INGLÊS After A While
Author: Veronica A. Shoffstall (1971)
After a while, you learn the subtle difference Between holding a hand and chaining a soul, And you learn that love doesn't mean leaning And company doesn't mean security, And you begin to learn that kisses aren't contracts And presents aren’t promises. And you begin to accept your defeats With your head up and your eyes open, With the grace of an adult, not the grief of a child, And learn to build all your roads on today Because tomorrow's ground is too uncertain for plans, And futures have a way of falling down in mid-flight. And after a while, you learn That even sunshine burns if you get too much. So you plant your own garden and decorate your own soul,Instead of waiting for someone to bring you flowers. And you learn that you really can endure . . . That you really are strong And you really do have worth And you learn and learn . . . With every goodbye, you learn.

EM CASO DE DESPRESSURIZAÇÃO


Eu estava dentro de um avião, prestes a decolar, e pela milionésima vez na vida escutava a orientação da comissária: "Em caso de despressurização da cabine, máscaras cairão automaticamente à sua frente. Coloque primeiro a sua e só então auxilie quem estiver ao seu lado." E a imagem no monitor mostrava justamente isso, uma mãe colocando a máscara no filho pequeno, estando ela já com a dela.É uma imagem um pouco aflitiva, porque a tendência de todas as mães é primeiro salvar o filho e depois pensar em si mesma. Um instinto natural da fêmea que há em nós. Mas a orientação dentro dos aviões tem lógica: como poderíamos ajudar quem quer que seja estando desmaiadas, sufocadas, despressurizadas?Isso vem ao encontro de algo que sempre defendi, por mais que pareça egoísmo: se quer colaborar com o mundo, comece por você.Tem gente à beça fazendo discurso pela ordem e reclamando em nome dos outros, mas mantém a própria vida desarrumada. Trabalham naquilo que não gostam, não se esforçam para manter uma relação de amor prazerosa, não cuidam da própria saúde, não se interessam por cultura e informação e estão mais propensos a rosnar do que a aprender. Com a cabeça assim minada, vão passar que tipo de tranqüilidade adiante? Que espécie de exemplo? E vão reivindicar o quê?Quer uma cidade mais limpa, comece pelo seu quarto, seu banheiro e seu jardim.Quer mais justiça social, respeite os direitos da empregada que trabalha na sua casa.Um trânsito menos violento, é simples: avalie como você mesmo dirige.E uma vida melhor para todos? Pô, ajudaria bastante pôr um sorriso nesse rosto, encontrar soluções viáveis para seus problemas, dar uma melhorada em você mesmo.
Parece simplório, mas é apenas simples. Não sei se esse é o tal "segredo" que andou circulando pelos cinemas e sendo publicado em livro, mas o fato é que dar um jeito em si mesmo já é uma boa contribuição para salvar o mundo, essa missão heróica e tão bem intencionada.Claro que não é preciso estar com a vida ganha para ser solidário. A experiência mostra que as pessoas que mais se sensibilizam com os dilemas alheios são aquelas que ainda têm muito a resolver na sua vida pessoal. Por outro lado, elas não praguejam, não gastam seu latim à toa: agem. A generosidade é seu oxigênio.Tudo o que nos acontece é responsabilidade nossa, tanto a parte boa quanto a parte ruim da nossa história, salvo fatalidades do destino e abandonos sociais. E, mesmo entre os menos afortunados, há os que viram o jogo, ao contrário daqueles que apenas viram uns chatos. Portanto, fazer nossa parte é o mínimo que se espera.Antes de falar mal da "Caras", pense se você mesmo não anda fazendo muita fofoca. Coloque sua camiseta pró-ecologia, mas antes lembre-se de não jogar lixo na rua e nem de usar o carro desnecessariamente. Reduza o desperdício na sua casa.Uma coisa está relacionada com a outra: você e o universo. Quer mesmo salvá-lo? Analise seu próprio comportamento. Não se sinta culpado por pensar em si próprio. Cuide do seu espírito, do seu humor. Arrume seu cotidiano. Agora sim, estando quite consigo mesmo, vá em frente e mostre aos outros como se faz.

ERROS E PSIQUE


Conta a lenda que dormiauma Princesa encantada A quem só despertaria Um Infante, que viria De além do muro da estrada
Ele tinha que, tentado,Vencer o mal e o bem, Antes que, já libertado, Deixasse o caminho errado Por o que à Princesa vem.
A Princesa adormecida,Se espera, dormindo espera, Sonha em morte a sua vida, E orna-lhe a fronte esquecida,Verde, uma grinalda de hera. Longe o Infante, esforçado, Sem saber que intuito tem, Rompe o caminho fadado, Ele dela é ignorado, Ela para ele é ninguém.
Mas cada um cumpre o Destino - Ela dormindo encantada, Ele buscando-a sem tino Pelo processo divino Que faz existir a estrada.
E, se bem que seja obscuro Tudo pela estrada fora, E falso, ele vem seguro, E vencendo estrada e muro, Chega onde em sono ela mora,
E, inda tonto do que houvera, À cabeça, em maresia, Ergue a mão, e encontra hera, E vê que ele mesmo era A Princesa que dormia

ESCUTATÓRIA (Rubem Alves)



Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória.Todo mundo quer aprender a falar, ninguém quer aprender a ouvir.Pensei em oferecer um curso de escutatória, mas acho que ninguém vai se matricular.Escutar é complicado e sutil.Diz Alberto Caeiro que "não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma".Filosofia é um monte de idéias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Para se ver, é preciso que a cabeça esteja vazia.Parafraseio o Alberto Caeiro:"Não é bastante ter ouvidos para ouvir o que é dito; é preciso também que haja silêncio dentro da alma".Daí a dificuldade: a gente não agüenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração e precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor.Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil de nossa arrogância e vaidade: no fundo, somos os mais bonitos...
Tenho um velho amigo, Jovelino, que se mudou para os Estados Unidos estimulado pela revolução de 64.Contou-me de sua experiência com os índios: reunidos os participantes, ninguém fala. Há um longo, longo silêncio.(Os pianistas, antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio, [...]. Abrindo vazios de silêncio. Expulsando todas as idéias estranhas.).Todos em silêncio, à espera do pensamento essencial. Aí, de repente, alguém fala. Curto. Todos ouvem. Terminada a fala, novo silêncio.Falar logo em seguida seria um grande desrespeito, pois o outro falou os seus pensamentos, pensamentos que ele julgava essenciais.São-me estranhos. É preciso tempo para entender o que o outro falou.Se eu falar logo a seguir, são duas as possibilidades.Primeira: "Fiquei em silêncio só por delicadeza. Na verdade, não ouvi o que você falou. Enquanto você falava, eu pensava nas coisas que iria falar quando você terminasse sua (tola) fala. Falo como se você não tivesse falado".Segunda: "Ouvi o que você falou. Mas isso que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo. É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou".Em ambos os casos, estou chamando o outro de tolo. O que é pior que uma bofetada.O longo silêncio quer dizer: "Estou ponderando cuidadosamente tudo aquilo que você falou". E assim vai a reunião.
Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos.E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia.Eu comecei a ouvir.Fernando Pessoa conhecia a experiência, e se referia a algo que se ouve nos interstícios das palavras, no lugar onde não há palavras.A música acontece no silêncio. A alma é uma catedral submersa. No fundo do mar - quem faz mergulho sabe - a boca fica fechada. Somos todos olhos e ouvidos. Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia, ouvimos a melodia que não havia, que de tão linda nos faz chorar.Para mim, Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também.Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto.

FOLHA EM BRANCO



FOLHA EM BRANCO
Certo dia eu estava aplicando uma prova e os alunos, em silêncio, tentavam responder as perguntas com uma certa ansiedade.Faltavam uns 15 minutos para o encerramento e um aluno levantou o braço, dirigiu-se a mim e disse:"Professor, pode me dar uma folha em branco?"Levei a folha até sua carteira e perguntei porque queria mais uma folha em branco. Ele respondeu: " Eu tentei responder as questões, rabisquei tudo, fiz uma confusão danada e queria começar outra vez".Apesar do pouco tempo que faltava, confiei no rapaz, dei-lhe a folha em branco e fiquei torcendo por ele.Aquela sua atitude causou-me simpatia. Hoje, lembrando aquele episódio simples, comecei a pensar quantas pessoas receberam uma folha em branco, que foi a vida que DEUS lhe deu até agora, e só têmfeito rabiscos, tentativas frustradas e uma confusão danada... Acho que agora seria bom momento para se pedir a DEUS uma nova folha em branco, uma nova oportunidade para ser feliz. Assim como tirar uma boa nota depende exclusivamente da atenção e esforço do aluno, uma vida boa também depende da atenção que demos aos ensinamentos do Mestre.Não importa qual seja sua idade, condição financeira, religião, etc. Levante o braço, peça uma folha em branco, passe sua vida a limpo. Não se preocupe em tirar 10, ser o melhor.
Preocupe-se apenas em aplicar o aprendizado que recebeu nas aulas do Mestre. Ele se interessa por aquele que pede ajuda e repete toda a "matéria" dada, portanto, só depende de você.

HORA DE OUVIR OS ELEFANTES



A tragédia do Tsunami trouxe uma lição. Perdida no meio do oceano de notícias, soube-se que no Yala National Park, Sri Lanka, bem no meio de uma regiões mais afetadas pela mega onda, nenhum animal foi encontrado morto!

Repito: num parque onde havia 19 Km de praias, habitadas por centenas de elefantes, leopardos, pássaros, coelhos... ninguém morreu!
Verificou-se com espanto que antes da chegada do maremoto os animais, por alguma razão ainda não esclarecida, se deslocaram da praia e das áreas mais baixas, para a parte mais alta do parque. As águas chegaram a entrar 3 Km parque a dentro. Mas ali não havia ninguém. Ou melhor, nenhum bicho foi pego de calças curtas.

Surgiram alguns palpites. Na BBC e na National Geographic, cientistas afirmaram que possivelmente o fato se deu porque os animais ouvem uma freqüência de som produzida pelo terremoto, mais baixa do que as que os nossos ouvidos captam.
Segundo ele, os bichos também sentem vibrações no solo e do ar, as rally waves, estas, sim, também somos capazes de sentir em nosso próprio corpo. Ou melhor, seríamos. Nossa mente anda tão congestionada de informação, que apesar das rally waves chegarem até nossos corpos, essa informação é simplesmente deletada da nossa consciência.
Entenderam a tragédia?

Resumo: os bichos se salvaram porque estavam conectados. Nós, seres humanos, nos estrepamos porque estávamos também conectados, só que em outras ondas: rádio, TV, videogame, ou mesmo o sonzão do carro ou do botequim tocando no último um bate-estaca de ano novo.
Nesses meus poucos dias de férias, persegui como um louco a tecla mute do controle remoto. Tentando diminuir pelo menos o volume do mundo ao meu redor. Valorizar o botão de desliga. Tá ligado?

Tá na hora da gente ouvir menos o barulho e mais os elefantes.

Marcelo Tas

La marioneta de trapo


Se, por um instante, Deus se esquecesse de que sou uma marionete de trapo e me presenteasse com um pedaço de vida, possivelmente não diria tudo o que penso, mas, certamente, pensaria tudo o que digo.
Daria valor às coisas, não pelo que valem, mas pelo que significam.
Dormiria pouco, sonharia mais, pois sei que a cada minuto que fechamos os olhos, perdemos sessenta segundos de luz. Andaria quando os demais parassem, acordaria quando os outros dormem. Escutaria quando os outros falassem e gozaria um bom sorvete de chocolate.
Se Deus me presenteasse com um pedaço de vida, vestiria simplesmente, me jogaria de bruços no solo, deixando a descoberto não apenas meu corpo, como minha alma.
Deus meu, se eu tivesse um coração, escreveria meu ódio sobre o gelo e esperaria que o sol saísse. Pintaria com um sonho de Van Gogh sobre estrelas um poema de Mario Benedetti e uma canção de Serrat seria a serenata que ofereceria à Lua. Regaria as rosas com minhas lágrimas para sentir a dor dos espinhos e o encarnado beijo de suas pétalas.
Deus meu, se eu tivesse um pedaço de vida. Não deixaria passar um só dia sem dizer às gentes – te amo, te amo. Convenceria cada mulher e cada homem que são os meus favoritos e viveria enamorado do amor.
Aos homens, lhes provaria como estão enganados ao pensar que deixam de se apaixonar quando envelhecem, sem saber que envelhecem quando deixam de se apaixonar. A uma criança, lhe daria asas, mas deixaria que aprendesse a voar sozinha.
Aos velhos ensinaria que a morte não chega com a velhice, mas com o esquecimento. Tantas coisas aprendi com vocês, os homens...
Aprendi que todo mundo quer viver no cimo da montanha, sem saber que a verdadeira felicidade está na forma de subir a escarpa.
Aprendi que quando um recém-nascido aperta com sua pequena mão pela primeira vez o dedo de seu pai, o tem prisioneiro para sempre. Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se.São tantas as coisas que pude aprender com vocês, mas, finalmente, não poderão servir muito porque quando me olharem dentro dessa maleta, infelizmente estarei morrendo.
Johnny Welch

LAO-TSÉ


As palavras verdadeiras não são bonitas, as palavras bonitas não são verdadeiras.A habilidade não é persuasiva,a persuasão é destituída de mérito.O Sábio não é erudito,o erudito não é sábio.O Sábio não acumula posses.Quanto mais ele faz para os outros,mais ele possui.Quanto mais dá aos outros,mais ele recebe.O Tao do Céu "favorece sem prejudicar".O Tao do Sábio é "agir sem lutar"
Lao-Tsé do livro TAO-TE KING